12 BENEFÍCIOS DO LIMÃO PARA A VIDA

Conheça os 12 incríveis benefícios do limão

Hoje vamos conhecer os benefícios do limão, uma das melhores frutas para a
saúde. O limão é um presente da natureza e nos proporciona diversas vantagens para todo o corpo. Possui propriedades curativas, poder adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico e clareador.

1

Ajuda perder peso: O limão é rico em fibra pectina, que ajuda a moderar os desejos exagerados de comer.

 

2Melhora a aparência da pele: A vitamina C e outros antioxidantes diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres.

.

3Digestivo e Desintoxicante: As qualidades digestivas do suco de limão ajudam a aliviar os sintomas de indigestão, como o ardor no estômago, os arrotos e a distensão abdominal. Além disso, ajuda também a eliminar as toxinas do corpo.

.

4Limpeza intestinal: Consumir uma xícara de água morna com o suco de um limão em jejum nos ajudará a ativar o intestino, melhorando seu bombeamento além de limpar e desinfetar todo o trato intestinal. Essa terapia também desintoxica o fígado.

 

5Fortalece o sistema imunológico: Os limões são ricos em vitamina C, ideal na luta contra os resfriados. O ácido ascórbico (vitamina C) encontrado nos limões possui efeitos anti-inflamatórios e propriedade antibacteriana.

.

6Antitumoral. Tem componentes anticancerígenos que impedem a divisão das células cancerígenas.

 

7Evita o envelhecimento precoce: Como todos os cítricos, o limão é conhecido pelo seu alto conteúdo de vitamina C, mas também contém vitamina A, e  E. Esses antioxidantes ajudam a prevenir envelhecimento das células e neutralizam os radicais livres.

 

8Melhora o humor e reduz a ansiedade: O óleo de limão possui atenuador de ansiedade (ansiolítico), um tipo de antidepressivo natural.

 

9Refresca o hálito: Além de refrescar o hálito, o limão é conhecido por aliviar as dores de dentes e gengivas. (o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes, escove os dentes logo após ingerir o limão)

 

10Cérebro e sistema nervoso. Na casca do limão encontramos a tangeretina, um fitonutrientes, eficaz contra transtornos do cérebro e sistema nervoso, como o Parkinson. 

.

11Reduz Rugas: O componente da vitamina C, ajuda a reduzir ou evitar rugas e manchas no rosto, além de combater os radicais livres evitando o envelhecimento da pele.

 

12Diabetes e alergias. Os limões são ricos em hesperidina, que abaixa o excesso de açúcar no sangue e alivia os sintomas das alergias.

 

Além de todos esses benefícios ele também possui ação diurética, regula o metabolismo, melhora o desempenho, a qualidade corporal e eliminação de impurezas do sistema, é muito é usado para emagrecer.

Você pode consumir o limão diariamente em forma de:

  • Sucos
  • Em receitas culinárias
  • Em saladas
  • Raspa do limão em bolos
  • Como tempero para carne e peixe
  • Espremido na comida 
  • Misturados a outras bebidas.

 

Um componente importante do limão mas que na maioria das vezes é descartado, é a casca. A casca do limão contém vitamina de 5 a dez vezes a mais do que o suco do limão em si.

 

Na casca tem uma grande concentração de vitamina C que estimula a produção de colágeno no organismo, responsável pela elasticidade e juventude da pele. Previne a osteoporose, reduz o estresse.

Leia Também: 12 Benefícios do Romã para a Saúde

FONTE