7 FATOS QUE IMPEDEM O CRESCIMENTO DO CABELO

Seu Cabelo não passa do Ombro? Listamos 7 fatos surpreendentes que impede o crescimentos do cabelo e você nem imagina

Em média os fio de cabelo cresce de 0,5 a 1,0 centímetros por mês. Através de tratamento podemos acelerar o crescimento capilar, assim como, dependendo dos cuidados poderemos retardar ou até impedimos o crescimento do cabelo.

Vamos conhecer 7 importantes fatos que impedem que o cabelos cresçam naturalmente e de forma saudável.  Nosso fios tem o crescimento a partir de fases, ele não está sempre em constante crescimento.

Antes de entendermos os fatos que impedem o cabelo de se desenvolver, vamos rapidamente conhecer os ciclos pelo qual os cabelos passam.

1ª Fase Anágena: É a fase de crescimento do cabelo. Em um couro cabeludo com condições normais e saudáveis, dura de 2 a 6 anos e incluir cerca de 85% dos fios

2ª Fase Catágena: Fase intermediária do ciclo de vida do cabelo. Dura de 1 a 2 semanas.

3ª Fase Telógena: Fase de eliminação dos cabelos mortos. Dura de 5 a 6 semanas. Nesta fase, os cabelos maturam para então caírem do couro cabeludo e darem lugar aos crescimento de novos fios.

“Se seu cabelo nunca fica além de seus ombros, você possivelmente tem um ciclo anágeno mais curto do que outros “, diz Francesca Fusco, um renomado dermatologista de Nova York.

Lembrando que 15% dos fios estão na fase Catágena, que é a fase de repouso, ou na fase Telógena, que é a fase da queda ou troca dos fios.

A perda diária normal está entre 50 e 100 fios. Numa queda acentuada, o primeiro passo é investigar a causa e iniciar um tratamento preventivo.

 

Agora sim vamos ao 7 importantes fatos que impedem o crescimento do cabelo:

Extremidades Rachadas

As extremidades dos fios que foram submetidas a química, tinturas ou algum outro procedimento agressivo estão sucetíveis as temidas pontas duplas, a grande vilã. Quando você não aparar regularmente os cabelos podem dividir-se e quebrar, mesmo que os folículos que estão em fase de crescimento. O resultados das terríveis pontas dupla são: cabelos quebradiços, mais secos e que nunca passam de um determinado comprimento.

O cabelo fino e encaracolado são os que mais precisam de atenção, pois tende a ter pontas duplas mais facilidade por serem mais finos que os demais.

Extensões

Cabelos costurados em tranças apertadas como os dreads e apliques pode puxar os folículos, ferindo-los, causando a desaceleração do crescimento. Considere o uso dessas extensões temporária, para não impedir o crescimento capilar.

 

Clareamentos

Peróxido, amônia e outros oxidantes utilizados para abrir as cutículas dos fios  e remover a pigmentação (descoloração) podem também retirar a umidade natural dos fios, deixando-os quebradiços, impedimento o crescimento saudável.

Estresse

A ansiedade aumenta o nível de cortisol, o hormônio do estresse. Isso pode fazer com que as células nervosas liberem substâncias químicas que, no caso de estresse crônico (que afeta hábitos alimentares e de sono), podem mudar os folículos da fase do crescimento para a fase de repouso.

 

Medicamentos

“Alguns antidepressivos podem encurtar a fase anágena, diz Alan Bauman, médico de restauração capilar em Boca Raton, Florida. Outras drogas, como contraceptivos e medicamentos para a tireóide ou colesterol, podem comprometer o crescimento também. Consulte o seu médico para obter alternativas.

 

Dieta

 “O cabelo é feito de proteína e por enzimas que são ativadas pelo ferro”, diz Paradi Mirmirani, um dermatologista em Vallejo, Califórnia. Então invista em uma dieta equilibrada que inclui 46 gramas de proteína e 18 miligramas de ferro por dia (é o suficiente), bife, peru e o feijão preto oferecem doses generosas de proteína e ferro.

Suplementos

 Não há nenhuma prova científica de que o cabelo cresce mais rápido quando ingerimos doses a mais de suplementos alimentares. Somente uma dieta saudável já é o suficiente. Quando tomamos esses suplementos em excessos que o corpo não precisa, são eliminados nas fezes). A biotina, vitamina B encontrada em suplementos de crescimento capilar é encontrada também em alimentos comuns, como ovos, abacate e salmão. Ainda assim, alguns usuários estão convencidos de que os suplementos de crescimento capilar é o segredo.

Leia Também: Segredo para Acelerar o Crescimento Capilar

FONTE