CRONOGRAMA CAPILAR O QUE É E COMO FAZER?

CRONOGRAMA CAPILAR O QUE É E COMO FAZER?

O Cronograma Capilar conhecido como CC, nada mais é que uma rotina de cuidados que inclui: Hidratação, Nutrição, Reconstrução, Umectação.

Você sabe a diferença entre hidratação, nutrição, reconstrução? Caso tenho dúvida clique aqui que te explico direitinho



É normal perdemos nutrientes naturalmente, seja por exposição ao sol,  água com cloro ou muito quente, uso em excesso de secador e chapinha, além das perdas através das químicas como: alisamento, tintura, progressiva. O CC é indicado para TODOS OS TIPOS de cabelo. É uma opção de tratamento como o objetivo de repor a massa capilar e todos os nutrientes que perdemos naturalmente no dia a dia, Com o CC à uma melhora significativa dos fios, além de restaurar, proporciona brilho, sedosidade, maciez aos cabelos Para cada tipo de cabelo é indicado que siga um cronograma específico, você fica livre para fazer adaptações conforme sua necessidade. Antes de explicar o cronograma, vamos ver qual é a maior necessidade do seu cabelo.

 Teste a porosidade de seu cabelo em 10 minutos. Você  sabe o que é porosidade capilar?

Existe 3 tipos de porosidade a baixa, média e alta, confira as caraterísticas de cada uma e veja em qual seu cabelo se encaixa: Porosidade baixa: quando as cutículas estão bem fechadas dificultando o cabelo de absorver a água ou qualquer tipo de tratamento. Porosidade média: as cutículas estão meio abertas, os fios absorvem a água e os tratamentos facilmente. Podemos dizer que é o cabelo considerado saudável. Porosidade alta: as cutículas estão muito abertas, os fios encontram-se bem ressecados, com frizz e até quebradiços. Pois perde com muita facilidade a água dos fios.  

Faça o teste abaixo e descubra se seu cabelo está com baixa, média ou alta porosidade.

Você vai precisar de um copo de água filtrada e um fio de cabelo somente. Coloque o fio de cabelo (limpo) sobre na água e aguarde 10 minutos.
  • Fio afundou no copo = alta porosidade.
  • Fio não afundou e ficou no meio no copo = média porosidade.
  • Fio boiou e ficou na parte de cima do copo = baixa porosidade.
Agora que já sabe qual o perfil de seu cabelo, vou te explicar como tratar seus cabelos através do cronograma capilar em cada uma das etapas. Cabelo com alta porosidade: Cabelos muito ressecados e porosos, o tratamento indicado é a reconstrução. Cabelo com média porosidade: Cabelos saudáveis para manter o aspecto impecável, a nutrição é o tratamento indicado. Cabelo com baixa porosidade: Cutículas estão fechadas, foque na hidratação. Uma dica para fazer com que o tratamento penetre nos fios, é fazer banho com a água morna (nunca quente!) para abrir um pouco as cutículas e facilitar a absorção do tratamento.


  Vamos mostrar como é o cronograma capilar oficial, baseado nele podemos fazer adaptações conforme a necessidade de seu cabelo. Mas uma vez quero enfatizar, que o cronograma não é uma regra única, você pode adaptar conforme sua necessidade, conforme os resultados.   Baseado no cronograma capilar, montei outros cronogramas de acordo com cada tipo de cabelo para que você possa usar como base:  

 DICAS:  

  • É muito importante que você respeite o prazo de 48 horas de intervalos entre um procedimento e outro, para não sobrecarregar os fios.
  • A beleza do cabelo começa de dentro para fora, alimente-se bem com variedades de proteínas, verduras e legumes e beba bastante água, que ira refletir nas madeixas
 

Então é isso meninas, façam o cronograma e depois me digam, mandem fotos de como ficaram os resultados. Até mais :)

Deixe uma resposta