CONHEÇA OS 10 BENEFÍCIOS DO GENGIBRE

CONHEÇA OS 10 BENEFÍCIOS DO GENGIBRE

Você sabia que o gengibre além de um ingrediente comum na culinária asiática e indiana, também é usado há séculos por ter propriedades curativas? São inúmeros os benefícios do gengibre para a saúde. Se você não usa em sua cozinha vamos te dar 10 razões para começar utilizar agora.


 

1Alivia Náuseas e Problemas digestivos

 Os compostos fenólicos do gengibre ajudam na irritação do trato gastrointestinal, combate a azia e náuseas. Ele ajuda a estimular a saliva e a produção de bile, permitindo que alimentos e líquidos se movam de forma mais suave.  Deve ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício, o chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água.  

2 Auxiliar na Perda de Peso

O gengibre auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Ele atua aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.  

3Atua como anti-inflamatório e Antioxidante

O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite. Reduz também a dor muscular  e cólicas durante os ciclos menstruais.

4Reduz o nível de açúcar no sangue e doença cardíaca

A ingestão de 2 gramas de pó de gengibre, todos os dias ajuda reduzir o açúcar no sangue. O açúcar elevado no sangue é um fator de risco para doenças cardíacas, se você conseguir controlar, evita as consequências.  

5Diminui os níveis de Colesterol

Um estudo de 45 dias, concluiu que 3 gramas de gengibre em pó por dia causou reduções significativas nos níveis de colesterol. Os investigadores acreditam que o gengibre pode ajudar na redução dos níveis de colesterol e reduzir o risco de doença cardíaca.   6

Inflamação na Garganta

Ajuda a tratar infecções e inflamações de garganta, é muito útil em casos de rouquidão e para cantores profissionais.  

7Prevenção de Câncer

O gengibre também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.  

8Protetor estomacal

O gengibre ajuda a proteger o estômago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactéria causadora de gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera.   9Pode melhorar a função cerebral Os antioxidantes e compostos bioativos do gengibre podem inibir respostas inflamatórias que ocorrem no cérebro. Um estudo com 60 mulheres de meia idade, mostrou que o extrato de gengibre pode melhorar o tempo de reação do cérebro e a memória.  

10Trata Enxaquecas

O gengibre proporciona alívio da enxaqueca devido a sua habilidade de parar as prostaglandinas que causam dor e inflamação nos vasos sanguíneos. O chá de gengibre durante ataques de enxaqueca bloqueiam a dor insuportável e acabam com as tonturas e náuseas associadas.


 

Como consumir o gengibre?

Podemos consumir está raiz de diversas maneiras:
  • Raiz crua: Podemos ralar a raiz e incluir em receitas de todo o tipo.
Resultado de imagem para raiz GENGIBRE  
  • Na panela: o gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. 
 
  • Em pó: para realizar um tratamento recomendamos tomar o gengibre em pó para poder controlar a dose. Não supere a dose de 2 gr diárias e consulte seu médico.
Imagem relacionada  
  • Desidratado: O gengibre ressecado é fácil de ser encontrado hoje em dia em lojas de produtos naturais. 
Imagem relacionada  
  • Em infusão: O chá quente de gengibre é ideal para pessoas que sentem muito frio.
Resultado de imagem para cha gengibre  
  • Suco fresco: o suco fresco de gengibre, nos permite dar um toque original e medicinal a sucos de maçã, abacaxi, cenoura etc.
Resultado de imagem para suco gengibre  
  • Óleo essencial: Podemos usar o óleo essencial de gengibre para massagens, tratamentos capilares ou misturados aos cremes hidratantes.
Resultado de imagem para oleo gengibre   OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo. Antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

Leia também: Os benefícios do vinagre maçã

Deixe uma resposta